Quem tem medo de discordar?

“Muitas pessoas instintivamente evitam o conflito, mas como nos mostra Margaret Heffernan, uma boa divergência é central para o progresso. Ela ilustra (às vezes de forma contra intuitiva) como os melhores parceiros não são câmaras de eco – e como as grandes equipes de pesquisa, os relacionamentos e os negócios permitem que as pessoas discordem profundamente.” Nessa Palestra TED, Margaret Heffernan começa contando sobre um modelo de colaboração e reflexão nada ortodoxo no trabalho em dupla de uma médica com um estatístico. Ela nos provoca a procurar “parceiros pensantes que não sejam câmaras de eco”, ou seja, pessoas com experiências e histórias diferentes de nós.

Especificamente tratando de empresas e organizações, Heffernan aborda o medo que o conflito (ou apenas a possibilidade dele surgir) gera nas pessoas. Para ela, assim como para os profissionais que atuam em conflitos interpessoais, o conflito é uma oportunidade de reflexão e de resolução de problemas.

Interessantíssima a colocação da palestrante de que a maioria das grandes catástrofes raramente resultam de informações ocultas, e sim de informações disponíveis não enfrentadas nas empresas/organizações por receio dos conflitos que possam resultar disso. É fundamental as pessoas trazerem as temáticas para as mesas de reunião e terem habilidade para discutir aberta e francamente qualquer questão. “A abertura não é o fim. é o começo”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s