Igualdade Parental

i40

A Revista IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) n. 40 (agosto/setembro 2018) traz como tema central a igualdade parental – guarda compartilhada com duas residências? A publicação também trata da alienação parental, guarda alternada e convivência.

Os temas estão presentes na rotina de quem atende famílias em procedimento de separação e divórcio, seja via Práticas Colaborativas, Mediação ou outro meio de resolução de conflitos.

A experiência prática demonstra que o que acontece de mais grave é o uso dos filhos como instrumento de poder. Os filhos viram moeda de troca em negociações em que ressentimentos, dores e culpas da conjugalidade invadem a seara da parentalidade. Assim, compatilhar a guarda significa, para alguns, ceder ao outro – num contexto em que os critérios de decisão não envolvem o interesse e o bem estar das crianças, mas as próprias angústias dos adultos.

O primeiro lembrete feito aos casais é que o divórcio é o fim da conjugalidade, mas não da parentalidade. O casal parental precisa sobreviver ao fim do casamento e pensar, conjuntamento, no plano de parentalidade.

Todo divórcio inclui um luto – tanto do casal como dos filhos. Estes, prioritariamente, precisam de proteção especial nessa situação. É preciso escutar todos os envolvidos – mesmo que não haja concordância. Separar os conflitos conjugais das decisões parentais. Pensar que o modo como resolvemos nossos problemas servirão de modelo para nossos filhos. Pensar não só que mundo deixaremos para os filhos, mas também nos filhos  que deixaremos para o mundo.

Vejam abaixo os textos da revista na íntegra – os grifos são meus.

Revista IBDFAM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s