“The quality of our relationships determines the quality of our lives”

A frase acima é de Esther Perel, psicoterapeuta belga residente em NYC. Especialista em  relacionamentos, Esther é autora de diversos livros sobre relacionamento, como “Sexo no Cativeiro” ; “Inteligência Erótica” e o mais recente “Casos e Casos”. Nessa palestra TED ela fala sobre relacionamentos afetivos e traição.

Interessante que as mesmas questões que os casais levam ao consultório de Esther aparecem nas mediações de conflitos familiares. Claro que são papéis diferentes – da mediadora e da psicoterapeuta, mas a análise feita por ela é fundamental para compreensão dos sentimentos e das demandas dos casais em atendimento. A traição é assunto recorrente nas mediações com casais, pois é um ambiente propício para boas conversas. A traição gera, dentre outros entimentos, a dor. Todos sofrem e nesse contexto é importante poder ouvir, fazer as perguntas corretas, colocar-se diante do outro sem armaduras. Muito além de se colocar em papéis estereotipados, é preciso entender as razões e os sentimentos de cada um. Ver o que é possível recontruir a partir dalí (se for possível). Assumir responsabilidades e não apenas atribuir culpa.

Essa palestra é interessante para todos que atendem casais.Também para quem vive (ou já viveu) um relacionamento amoroso. Para quem já traiu ou foi traído. Para quem se importa com o outro e consigo mesmo. Para quem se preocupa em ter uma boa qualidade de vida a partir de relacionamentos afetivos de qualidade. Aproveitem !! #somosavanguardadodireito

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s