Mas afinal o que são Moots?

Tenho participado como julgadora de várias competições de mediação de conflitos – os chamados Moots. Neles, as universidades participam com um time treinado em mediação – tanto para desempenhar o papel de mediador como de negociadores/advogados e partes.

Previamente à competição um caso fictício envolvendo um conflito empresarial é enviado para os times competidores para que estudem e se preparem. As regras – que variam dependendo da instituição organizadora – também são enviadas com antecedência para os participantes.

Entre 2017 e 2018 fui julgadora na I Competição de Mediação Empresarial Antônio Meneguetti Faculdade (RS), na VIII Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial CAMARB e no CPR International Mediation Competition (2017 e 2018). Assim, pude observar estudantes de diferentes lugares do Brasil e do mundo, a maioria muito bem preparada tanto para negociar quanto para mediar.

Os casos levados à mediação no contexto das competições são, em geral, bem complexos, o que exige muito preparo técnico e tranquilidade no momento da atuação. Além disso, os Moots internacionais são realizados em inglês – o que pode ser mais um desafio e aspecto a ser cuidado pelos universitários.

A mediação vai evoluindo a cada rodada dos Moots, por isso os feedbacks dados pelos julgadores são tão importante. Os times que avançam para as semi finais e finais podem ter seu desempenho melhorado conforme o que ouviram dos julgadores como ponto a aprimorar.

A experiência de estar perto desses jovens estudantes de direito tão talentosos e dedicados é muito rica. As rodadas finais são comparáveis a negociações do mundo real feitas por pessoas com anos de experiência.

O vídeo abaixo é da final da competição do CPR 2018. A mediadora indiana já tinha sido campeã na semi final, e os times de negociadores eram da FGV e Harvard. Vale a pena assistir essa final, mas se não for possível assista apenas a abertura feita pela mediadora  – ao ve-la nos esquecemos que se trata de uma estudante. Aproveitem !! E bom fim de semana. #somosavanguardadodireito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s